A Federação Espírita do Estado de Alagoas (FEEAL) vai implantar este mês de agosto seu Portal da Transparência com objetivo de assegurar o acesso de informações agregadas sobre receitas e despesas mensais da instituição ao Movimento Espírita Alagoano e à sociedade em geral. O portal será um instrumento importante não só para dar ciência aos espíritas sobre o orçamento financeiro da federação, como também para conscientizá-los sobre a importância de contribuir para manter as atividades da Casa.
A FEEAL é uma instituição sem fins lucrativos e que atua para unificar os espíritas e as instituições espíritas, fortalecendo a missão de promover o estudo, a divulgação e a prática da Doutrina Espírita no Estado de Alagoas.
Todas as atividades da FEEAL são realizadas sem ônus para o público, mas demandam despesas variáveis e fixas, como a conta de energia elétrica, água, impostos, material de consumo e folha salarial de dois funcionários que se desdobram para executar diversas tarefas. Atualmente, a duas únicas fontes de renda da federação são a Livraria Bezerra de Menezes e as escassas contribuições das Casas Espíritas federadas. O Projeto Portal da Transparência é uma iniciativa da Coordenadoria de Assuntos Financeiros.
A coordenadora da CAF, Dicíola Delgado, acredita que o projeto que abre ao público a situação financeira da federação tem potencial para sensibilizar trabalhadores, estudantes e frequentadores da FEEAL, bem como das Casas Espíritas federadas, para as questões financeiras da Instituição. “É preciso despertar o entendimento dos espíritas para a necessidade de contribuir financeiramente com a FEEAL. A contribuição é um fator para viabilizar a sustentabilidade financeira, administrativa e doutrinária para o Movimento Espírita Alagoano”.