Estamos às vésperas da 12º Jornada do Livro dos Médiuns, evento consolidado no calendário das atividades espíritas em Alagoas e promovido pela Coordenação de Educação Mediúnica da Feeal em parceria com as Casas Espíritas. Este ano, o tema da jornada propõe reflexões em torno da “Mediunidade no Rumo do Mundo de Regeneração”.
A abertura do evento, que é presencial, ocorrerá nesta próxima sexta-feira, dia 7, às 19h30, na Casa Deus Conosco Ser, que fica na Rua Mário Lobo, 290 A, no bairro Pitanguinha, em Maceió. A programação terá a palestrante Marluce Ferreira, ex-presidente da Federação, com o tema “Qual a importância da Casa Espírita para o trabalhador da Reunião Mediúnica?”.
A Jornada do Livro dos Médiuns é um evento aguardado com grande expectativa pelo movimento espírita alagoano e que inspira importantes reflexões sobre a experiência ou fenômenos no Espiritismo. Segundo Allan Kardec, a obra constitui o complemento do Livro dos Espíritos e encerra a parte experimental do Espiritismo, assim como este último contém a parte filosófica.
“Nesse trabalho, fruto de longa experiência e de estudos laboriosos, procuramos esclarecer todas as questões que se ligam à prática das manifestações. De acordo com os Espíritos, ele contém a explicação teórica dos diversos fenômenos e das condições em que os mesmos se podem reproduzir. Mas a seção concernente ao desenvolvimento e ao exercício da mediunidade foi de nossa parte objeto de particular atenção”, disse o codificador sobre a obra.
Na avaliação de Allan Kardec, o Espiritismo experimental é cercado de muito mais dificuldades do que geralmente se pensa. “Eis o que ocasiona tantas decepções aos que dele se ocupam sem a experiência e os conhecimentos necessários. Nosso objetivo [com o Livro dos Médiuns] foi o de premunir contra esses escolhos, que nem sempre são desprovidos de inconvenientes para quem se aventure sem cautela por esse terreno novo. Não poderíamos esquecer esse ponto capital, e o tratamos com o cuidado equivalente à sua importância”, enfatizou o autor.
Confira a programação do evento:
12ª Jornada do Livro dos Médiuns 2022
– Abertura – 07/01 às 19h30/ Marluce Ferreira / Deus Conosco Ser/ tema: Qual a importância da Casa Espírita para o trabalhador da R.M.?
– 08/01/ às 20 horas/ Letícia Morais/ Fraternidade Espírita Bezerra de Menezes/ tema: O médium e o período de pandemia – Um convite ao “Conhece-te a ti mesmo!
– 09/01/ às 16 horas/ Dr. Ricardo Santos/ Grupo Espírita Irmão Sarmento/ tema: Como ficaram os trabalhos mediúnicos em tempos de pandemia?
– 10/01/ às 20 horas/ Aryadne Moura/ Fraternidade Espírita Chico Xavier/ Tema: “Como ficaram os trabalhos mediúnicos em tempos de pandemia?. (2º perspectiva sobre o tema).
– 11/01/ às 20 horas /Anderson Manoel/ Grupo União Espírita/ Tema: Como a pandemia agiu na vida do médium?
– 12/01/ às 20 horas/Eduardo Gouveia/ Centro Espírita William Crookes/ Tema: Retorno das Reuniões Mediúnicas – O novo normal
– 13/01/ às 20 horas/ Dr. Fernando Caldas / Grupo Espírita Antônio de Pádua/ Tema: Suspensão da reunião mediúnica. E agora?
– 14/01/ Encerramento às 16 horas/ Mary Jane Morais/ FEEAL/ Mediunidade no rumo do mundo de regeneração.