Movimento Espírita brasileiro concentra atenções em Congresso alagoano que começa nesta sexta

322

O movimento nacional espírita estará com as atenções voltadas para Alagoas neste final de semana. Daqui serão distribuídos para o território brasileiro e para outros países, através da internet, o conhecimento, as considerações e reflexões sobre o momento desafiador que a Humanidade vivencia com a pandemia e suas consequências. Conferencistas comprometidos com os ensinamentos de Jesus Cristo – à luz do Espiritismo – vão ofertar ao público um suporte capaz de consolar os corações e dar entendimento sobre a questão do Ser, do Destino e da Dor, tema central do 6° Congresso Espírita Alagoano.

A programação é virtual e será aberta nesta sexta-feira, às 19 horas, com a palestra do presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), Jorge Godinho, que já usou as redes sociais para convidar as pessoas ao evento, independente do credo religioso e de qualquer outro critério estabelecido pela sociedade. Em seguida, às 20 horas, a escritora carioca Ana Tereza Camasmie, com formação em psicologia, filosofia e docência na área de psicoterapia de grupo, apresentará suas considerações sobre “o significado do sofrimento no processo evolutivo da alma”.

A presidente da Federação Espírita de Alagoas (FEEAL), que promove o Congresso, Mary Jane Morais, acredita que o evento tenha potencial para iluminar mentes e consolar corações neste momento desafiador para “seguirmos em frente nessa abençoada encarnação”.

O congresso espírita é a “oportunidade que a família espírita tem de pedir a Deus orientação, sustentação. Pedir aos amigos espirituais operação e colaboração e pedir uns aos outros o mútuo apoio, porque no congresso as comunidades permutam ideias e sentimentos. É momento também de deixar que a alegria de encontrar e reencontrar as pessoas nessa festa cristã onde a gente sente prazer de estar, mesmo virtualmente, com companheiros de jornada espírita e de outras frentes. Por fim, é momento de gratidão. Gratidão pela existência dos espíritas e porque as pessoas atenderam ao convite”, enfatiza Haroldo Dutra, palestrante espírita e escritor.

O acesso ao congresso é gratuito, bastando fazer a inscrição no canal FEEAL TV, do YouTube. O evento também será transmitido pela FEB TV; TV CETE e pelo Sistema de Comunicação Deus Conosco, de Alagoas.

Neste sábado (3) haverá palestras e momentos artísticos no período das 8h30 às 17h30 e, no domingo (4), a programação será estendida das 8h30 às 12h30. Pelo menos 9 palestrantes conhecidos pelo Movimento Espírita no país participam do evento. Os temas, seguindo a ideia central, abordam questões importantes para a atualidade como o problema do Ser; o problema do Mal; o pensamento, a vontade e o livre-arbítrio; o amor-potência da alma, entre outros.

A juventude espírita também estará reunida neste sábado (3) em evento paralelo ao Congresso e com o mesmo tema. O 4° Fórum da Juventude Espírita Alagoana terá programação dinâmica com palestras, músicas, jogos, entrevistas e outros atrativos planejados para auxiliar no aprendizado e crescimento moral do público.

Uma novidade na edição do Congresso, que começa hoje, é a possibilidade de adquirir obras espíritas pela FEB Editora com descontos de 30%, onde 10% serão destinados à FEEAL.