Feeal estimula espíritas a participarem do Censo Demográfico 2022

384

O mês de agosto marca o calendário deste ano com um evento importante por seu imenso potencial para aumentar a qualidade de vida do brasileiro. O Censo Demográfico 2022, única pesquisa que vai a todos os domicílios do país para coletar informações que refletem a realidade da população com precisão, foi iniciada no dia 1º deste mês, após dois anos de atraso.

É um trabalho grandioso cujo resultado contribui para que o governo promova políticas públicas que supram as necessidades da população, entre inúmeras outras possibilidades. Porém, para que seja executado com êxito, a população precisa colaborar, recebendo o recenseador e respondendo o questionário com clareza.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está buscando parceria com instituições de vários segmentos para que elas também divulguem e estimulem a participação dos seus públicos no Censo 2022. No início do mês, a presidente da Federação Espírita do Estado de Alagoas (Feeal), Mary Jane Morais, recebeu a visita do diretor da unidade do IBGE em Alagoas, Alcides Tenório Júnior, para conversar sobre essa colaboração.

Na ocasião, o diretor e equipe do IBGE explicaram detalhes sobre as etapas do Censo Demográfico e solicitaram a contribuição da Feeal para o êxito da pesquisa, que teve início no país em 1872. Mais de 183 mil recenseadores estarão este ano visitando as residências nos 5.568 municípios brasileiros para registrar diversos aspectos da realidade dos habitantes. Responder o questionário do Censo leva apenas 15 minutos.

O Censo iniciou a coleta de dados com o recorte para religião espírita no ano de 1940. À época, 463 mil pessoas se declararam espíritas. A partir da década de 1970, o número saltou para mais de 1 milhão de pessoas. O último relatório, finalizado em 2010, verificou que 3.8 milhões de brasileiros se autodeclararam espíritas, o que representa cerca de 2% da população brasileira. O espiritismo cresceu em torno de 70% entre o Censo 2000 e o Censo de 2010. Segundo o IBGE, nenhum outro grupo religioso cresceu tanto no mesmo período.

Essa contagem demográfica é importante para o Movimento Espírita, pois o “correto conhecimento da realidade irá otimizar e favorecer planejamentos estratégicos de ações que possam alterar para melhor as dinâmicas do Movimento Espírita Brasileiro”, segundo avaliação da Federação Espírita Brasileira (FEB).

Mary Jane solicita aos espíritas em Alagoas que receba o recenseador e responda as perguntas com clareza. “Se puder, também estimule e divulgue entre familiares e amigos a importância de participar da pesquisa e quando for questionado sobre a qual religião pertence, não deixe de responder que é espírita”.